top of page

REPÚBLICA 358

Localização: Porto Alegre - RS

Área: 313 m²

Ano projeto / Construção: 2016

Status: Concluído

Autoria e desenvolvimento: Hype Studio Arquitetura

Equipe do projeto: Fernando Balvedi, Maurício Santos, Naiara Forneck, Luis Bonilla, Bruno de Carvalho, Taís Buhler, Flávia Maritan, Belisa Peres, LUCIANA STINIESKI, Marina Varante, Bruna Bissani, Pedro Dal Moliin, Leonardo Martínez, Gabriel Garcia.

Cliente: Hype Studio / Café República

Fotografia: Marcelo Donadussi

A arquiteta Luciana Stinieski atuou como colabora do projeto - criação, detalhamentos e acompanhamento da obra. Também foi responsável pelo paisagismo e escolha da vegetação utilizada.

Texto Hype Studio Arquitetura:

Sobre a República 358

A ideia de reformar o sobrado de 1917 e de torná-lo a sede da Hype Studio surgiu no final de 2015. Aquele parecia o lugar perfeito para colocar em prática alguns dos conceitos que acreditamos e que buscamos em nossos trabalhos. Era a oportunidade de vivenciar ainda mais a cidade, criando um espaço de trabalho integrado à pulsante vida urbana da Cidade Baixa, bairro profundamente ligado a história do escritório. Um lugar com história, diversidade de usos, arquitetura de qualidade, a calçada viva e arborizada e integração com a cidade. Um lugar com alma.

Convidamos o Café República – cafeteria que já existia em outro ponto da própria rua e que tinha na sua essência, de forma natural, uma identidade urbana – a formar uma parceria com a Hype: abrir uma segunda unidade no térreo do sobrado. O convite foi aceito, e logo após começou a ganhar corpo o Café República Cup, um espaço voltado para a valorização da cultura do café a partir de técnicas de preparo com grãos especiais.

Da união da Hype Studio com o Café República Cup surgiu a República 358, cuja proposta consiste em integrar diferentes usos e oferecer à Cidade Baixa um lugar que celebre a vida urbana – com muita conversa, boa arquitetura e café de qualidade.

 

A intervenção

Localizado na Rua da República, a mais bela e arborizada rua do bairro boêmio, o casarão histórico já havia sido parcialmente restaurado pelo proprietário quando a Hype iniciou o projeto. As fachadas, coberturas e esquadrias já estavam recuperadas, o piso de concreto do térreo e um segundo andar e escada em estrutura metálica já haviam sido instalados.

Os grandes gestos da intervenção foram a instalação de um 3º nível metálico, a conexão dos três pisos com escadas escultóricas construídas inteiramente em compensado naval e a utilização das transparências para efetivamente integrar os diferentes usos da casa. A remoção da escada metálica existente e a proposição de uma nova em um novo local proporcionou um melhor aproveitamento do térreo e do segundo andar, além de direcionar o percurso dentro da casa à visual da janela central.  

A alvenaria aparente existente estava bastante deteriorada. A fim de iluminar o espaço sem perder a textura original do material, todo o envelope da casa foi pintado na cor branco fosco, à exceção de um pequeno e proposital recorte no térreo, revelando pontualmente a cor real das paredes e criando um ambiente mais aconchegante no café. 

As paredes divisórias originais foram mantidas e seus rebocos restaurados (hall e sala de reuniões do térreo). Os banheiros foram reconstruídos em drywall e revestidos em compensado naval. O piso em concreto do térreo foi mantido, arrematado e tratado, e nos demais pavimentos foi instalado piso em compensado naval.

Na cobertura, a Hype optou por pintar as estruturas e mantê-las aparentes. Sob as telhas metálicas, entre as tesouras, foi instalado um sistema de forro em gesso acartonado liso e branco que, além de proporcionar isolamento termoacústico, é também o protagonista do sistema de iluminação indireta via refletores. 

O programa da casa distribui-se, no térreo, em um hall comum, a cafeteria, uma sala de reuniões, sanitários e o hall da Hype Studio; no segundo pavimento, um amplo salão de trabalho integrado, copa e sala de reuniões da Hype; no terceiro e último pavimento, um espaço de uso múltiplo para palestras, exposições e painéis de projeto.

bottom of page